lampada_1889x925
Dicas

Dicas simples para economizar energia

 Veja dicas simples que trazem bons resultados na conta de Luz!

Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Segunda feira é sinônimo de muita coisa, metas, dietas, uma vida melhor, um livro para ler, estudar mais enfim diversas coisas, e por que não pode ser para economizar também? Que tal iniciarmos a segunda feira mudando nossos hábitos para que possamos economizar energia, tornando a vida mais sustentável e claro aliviando o bolso, afinal não está nada fácil segurar as contas não é mesmo.

A um tempo atrás eu postei uma foto no Instagram @caseiaos16 mostrando a evolução e a economia que eu tive em três meses com a minha conta de luz!

Foram tantos comentários pedindo dicas que eu não pude deixar de atender, hoje eu trouxe para vocês todos os métodos que eu coloquei em prática para chegar nesse resultado. Vamos lá?!

Dicas para economizar energia

dicas-para-economizar-energia

Lâmpadas

1. Aproveite a luz do dia

Abra as janelas e cortinas, ou se possível coloque cortinas claras para que possa passar a luz natural. infelizmente aqui em casa não entra muita luz natural, e eu sou obrigada a ter a luz acessa para manter a casa iluminada, mas mesmo assim eu estou me policiando a deixar a luz acessa somente no cômodo em que estamos.

2. Apague a luz quando ninguém estiver no local

Pegando o gancho da dica anterior, as vezes aqui em casa eu reparava que todas as luzes da casa estava acessa, por que simplesmente esquecíamos. Agora sempre apago a luz, e quando vejo que está acessa sem ninguém no cômodo vou lá e apago, a pequena também já aprendeu e sai apagando tudo.

Quando estamos todos deitados assistindo TV eu também deixo apagada, até mesmo neste momento em que eu estou escrevendo este post, meu marido está no computador e eu no notebook criando conteúdo para vocês, então não existe a necessidade de termos a televisão e a luz acessa e esta já é uma maneira de economizar e acreditem estes pequenos detalhes fazem diferença no final do mês.

3. Opte por lâmpadas Fluorescentes

Se você assim como eu não tem a dádiva da luz natural durante todo o dia na sua casa e por conta disso você deixa a luz acessa por mais de 4 horas, opte por lâmpadas fluorescentes elas são mais eficientes por emitir energia eletromagnética em forma de luz e calor, além de gerar uma economia de 80% em relação as lâmpadas comuns.

Ar Condicionado

4. Deixe desligado

Assim como as lâmpadas não tem necessidade manter o ar condicionado ligado em ambientes em que não tem ninguém, então procure desligar sempre que você sair de um local.

5. Feche janelas e portas

Para que o ar condicionado trabalhe com êxito e não puxe mais energia que o necessário é importante que durante todo o período em que ele esteja ligado você mantenha as portas e janelas fechadas.

6. Cuidado com a luz do sol

Sempre que o seu aparelho estiver ligado evite a entrada da luz do sol no ambiente, por tanto mantenha fechada as cortinas e persianas.

7. Saída de ar

Evite colocar objetos que tape a saída de ar, assim como também é muito importante manter esta área do aparelho limpa.

8. Parte externa do aparelho

Procure deixar a parte externa do seu aparelho exposta ao sol, proteja de uma maneira que não cubra as grades de ventilação.

Computador

9. Economia

Ative a economia de energia para que o monitor desligue e o computador entre em estado de espera após ficar muito tempo sem uso

10. Desligue

Mantenha monitores, impressoras, caixinha de som entre outros acessórios desligados quando você não estive utilizando, aquela simples luz azul está gerando um gasto de energia.

Além disso deixo o seu computador ligado apenas enquanto estiver usando.

Celular, câmera e notebook

11. Atenção ao carregador

Se você assim como eu deixa o celular entre outros aparelhos dormir carregando retire este hábito imediatamente ele é um vilão na sua conta de energia

Economia de Energia

12.Selo Procel

Sempre que for comprar um produto novo de escolha aqueles que estiverem com o Selo Procel, ele te indica quais são os produtos que gastam menos energia.

13. Vai viajar?

Quando for viajar se você não estiver câmeras de segurança e afins o indicado é desligar a chave geral da geladeira. Mas a maioria das vezes acabamos deixando alguma coisa na geladeira, então a minha dica é desligue todo o restante, tire absolutamente tudo da tomada e deixe somente a geladeira.

Evita também caso dê algum temporal com várias quedas de energia onde pode queimar os seus eletrodomésticos e você não estará em casa para constatar isso tendo um prejuízo ainda maior.

dicas-para-economizar-energia

Em casa e no trabalho

14. Pintura das paredes

Opte por cores claras na hora de pintar as paredes do lar elas deixam a casa mais iluminada além de serem meus tons preferidos ♥

15. Abra janelas

Não apenas na sua casa mas também no trabalho deixe as janelas e cortinas abertas para que entre mais luz natural não havendo necessidade de manter a luz acessa.

16. Evite o elevador

Opte subir e descer escadas além de fazer um bem danado para a saúde você irá contribuir para a economia de energia.

17.Saiu, Apagou!

Muitas pessoas acham que por estarem no trabalho e não serem elas que pagam a conta de energia, não precisam apagar a luz ao sair do ambiente. Acontece que economizar energia contribui para o meio ambiente, além do que a economia que o gestor da sua empresa terá poderá ser usados para benefícios dos funcionários que no caso é você, por tanto faça a sua parte e cobre também de seus amigos.

19. Atenção as lâmpadas

Assim como na sua casa sugira na sua empresa as trocas das lâmpadas pelas fluorescentes ou Led.

20. Adeus Benjamins

Procure evitar o uso de benjamins esse acumulo de ligações em uma mesma tomada gera aquecimentos que pode acarretar a perdas elétricas.

21. Aquecedores solares

Uma pena que esta dica não é viável para a maioria das pessoas, mas esse é um meio de economia de energia muito importante que não poderia ser deixado de fora, optar por aquecer o chuveiro por exemplo através de aquecedores solares pode trazer uma diminuição pela metade na sua conta de luz.

Geladeira

22. De olho no termostato

No inverno regule o termostato da sua geladeira para que ela não trabalhe mais que o necessário de acordo com a temperatura do ambiente. Além disso evite colocar forros nas prateleiras isso faz com que ela trabalhe em dobro.

Dicas bônus: Não deixe a sua geladeira do lado do fogão, quando estes dois eletrodomésticos ficam juntos um atrapalha o desenvolvimento do outro, interferindo no consumo de energia de ambos.

Lavadora e Secadora de Roupas

23. Quantidade de roupas

Lave a quantidade de roupas  que a sua lavadora indica de uma só vez.

24. Higienização

Limpe o filtro da sua lavadora, quando ele fica sujo a máquina aumenta o seu consumo de energia, além do mais quando o filtro está sujo ele interfere na limpeza das roupas.

Ferro Elétrico

25. Eu sei que cansa

Sim, eu sei que cansa mas procure acumular a roupa da semana inteira e passe toda em um dia só.

26. Roupas leves

Deixe as roupas leves por ultimo, assim você pode passa-las com o ferro desligado, já que ele estará bem quente, além do mais esse tipo de roupa amassa com facilidade então aproveita que já vai passa-las por ultimo e já guarda para garantir que elas fiquem intactas!!

27. Desligue

Se você for interromper o serviço nem que seja por pouquíssimo tempo desligue o ferro.

Chuveiro Elétrico

28. De olho no tempo

Procure ficar menos tempo possível no banho.

29. O gasto é grande!

O banho de 15 minutos por dia para uma família de 4 pessoas equivale ao consumo de energia de 40 Lampadas de 100W ou 4000 Watts (4KW/H Dia).

30. De olho na fiação

Procure fazer a instalação com um profissional capacitado, com fios de boa qualidade.

31. De acordo com a estação

Deixe a chave do chuveiro de acordo com a estação. Afinal de contas banho muito quente faz mal para a pele rsrsrs

32. Xiii, a resistência queimou

Minha amiga, se a resistência queimou não reaproveite, além de ser um risco o gasto de energia é redobrado.

33. Limpeza é sempre bom né 😀

Limpe os furinhos do chuveiro, além do banho ficar delicia sobra uma graninha pras “tapué” kkk

Televisão

34. Você passa o dia em frente a TV?

Bom, respondendo a está pergunta eu acredito que não né. Geralmente temos muitos afazeres e por vezes não estamos assistindo TV e mesmo assim ela está ligada por mero hábito. Então desligue sempre que não estiver assistindo.

35. Coloca timer

Coloque timer na sua televisão para que ela desligue no horário programado. Muitas pessoas deixam a TV ligada para pegar no sono, e acabam dormindo e deixando ela ligada a noite toda, para evitar isso coloque um timer, assim ela desliga logo depois que você dormir.

36. Nada de Stand-by

Não deixe seus aparelhos em stand-by. Simplesmente, desligue ou tire da tomada quando não estiver usando. A função stand-by pode utilizar de 0,1 a 18W/H de potência, dependendo do equipamento e da idade. Em um período de 1000 Horas (41 Dias) pode gastar de 0,10KW/H a 18KW/H

Então é isso meus amores, espero do fundo do meu coração que vocês tenham gostado do conteúdo pois eu preparei com muito carinho.

Beijos amigas lindas!

Oi, Sou a Luciane mas pode me chamar de Lu, tenho 21 anos e sou de Osasco/SP, sou casada e tenho um filha. Sou viciada em livros de ficção e adoro séries que abordam a psicologia forense, deixei o emprego e entrei de cabeça no que eu mais gosto, Escrever! Trabalho como redatora e distribuo meu conhecimento em vários textos por ai... Bom, o resto só conhecendo para descobrir!

Write a comment