gratidão-blog-mulheres-e-seus-desejos
Dicas

Gratidão: Como desenvolver esta força em você

Olá meus amores!

E já estamos em 2017 e percebemos como o tempo está voando, então vamos aproveitar cada momento sem reclamar, pois amanhã pode ser tarde de mais para isso.

Este ano teremos foco total no Blog e se Deus permitir no canal também, teremos posts diários, e talvez mais de um vai depender muito do assunto.

Pensei muito sobre como iniciar o blog este ano, e a única coisa que me veio na cabeça foi agradecer, as vezes ficando tão focados em pedir que acabamos esquecendo de agradecer por aquilo que já temos, e muitas vezes recebemos graças que nem percebemos.

Então para hoje eu decidi trazer um texto de reflexão que achei muito lindo, ele não é de minha autoria, retirei do site O bem viver o link estará no final do artigo para quem tiver interesse de acessar.

Gratidão: como desenvolver esta força em você?

Por Claudia Holter

Desenvolver um coração grato, apesar das circunstâncias ao redor, não é tarefa fácil. Contudo, aqueles que praticam a gratidão conseguem benefícios ímpares em sua saúde física e mental, além de fortalecer seus relacionamentos afetivos.

A  palavra gratidão deriva do Latim gratitudĭne, que em Português significa o reconhecimento por um benefício que se recebeu; qualidade de quem é grato.  Na verdade, seu significado encerra em si profundas informações para o estudo científico dos seus efeitos sobre a saúde física e o bem-estar psicológico dos indivíduos. Segundo, Dr.Robert Emmons, Ph.D., um dos maiores líderes científicos sobre gratidão, há dois componentes em sua definição de gratidão responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas, que beneficia tanto aqueles que a expressam como os que a recebem:

  • O primeiro é a afirmação da bondade, ou seja, o reconhecimento que existem coisas boas no mundo, dádivas e benefícios que recebemos.
  • O segundo é o reconhecimento de que a fonte dessa bondade encontra-se fora de nós mesmos, isto é, a verdadeira gratidão envolve uma dependência humilde de outros, que nos ajudam  a alcançar uma dádiva, um favor,  em nossas vidas.

Com base nesses dois componentes, Dr. Emmons define a gratitude como uma emoção social, ou melhor, uma emoção fortificadora de relacionamentos, que permite-nos entender como temos sido apoiados e provados pelo nosso próximo. Em estudos de prática de gratidão com mais de mil pessoas,  com idades que variavam de 8 a 80 anos, Dr. Emmons obteve evidências dos seguintes benefícios:

Físico

• Sistema imunológico mais fortalecido

• Diminuição de queixas de dores

• Pressão arterial mais baixa

• Sono mais prolongado e mais disposição ao acordar

Psicológico

• Altos níveis de emoções positivas

• Mais alerta e disposto

• Mais otimismo e felicidade

Social

• Mais solícito, generoso e compassivo

• Maior tendência a perdoar

• Mais disposição para passear

• Diminuição da sensação de solidão e isolamento

Como podemos identificar em nossas experiências de vida situações e expressar gratidão por elas? A sugestão de hoje para você desenvolver mais a qualidade da gratidão e obter mais bem-estar físico e psicológico é criar um diário com o seguinte exercício:

1º)  Pense em alguém que tenha impactado positivamente a sua vida, mas que você ainda não tenha agradecido adequadamente pelo favor que lhe fez.

2º)  Reflita sobre os benefícios que recebeu dessa pessoa e escreva-lhe uma mensagem expressando sua gratidão pelo que ela fez por você.

3º)  Por fim, entregue a mensagem em mãos e converse com ela sobre tudo que escreveu, compartilhando os benefícios adquiridos através do gesto de apoio recebido, para que a outra pessoa também se sinta valorizada e motivada.

Fonte: https://obemviver.blog.br/2014/11/05/desenvolva-a-forca-da-gratidao-um-texto-inspirador/

7

Oi, Sou a Luciane mas pode me chamar de Lu, tenho 21 anos e sou de Osasco/SP, sou casada e tenho um filha. Sou viciada em livros de ficção e adoro séries que abordam a psicologia forense, deixei o emprego e entrei de cabeça no que eu mais gosto, Escrever! Trabalho como redatora e distribuo meu conhecimento em vários textos por ai... Bom, o resto só conhecendo para descobrir!

Write a comment